Março Lilás

O que é o HPV e o Câncer de Colo de Útero ou Câncer Cervical.
De desenvolvimento lento, a partir das lesões causadas pela infecção do Papilomavírus Humano – HPV no contato sexual, o câncer de colo uterino pode levar até três anos para se estabelecer no organismo.

São centenas de tipos de HPV, mas só 13 deles podem evoluir para um câncer. Uma vez a pessoa infectada, o ideal é que as lesões sejam tratadas assim que surgirem, para evitar o desenvolvimento de tumores. O câncer de colo de uterino é um dos tipos de tumor mais evitáveis, adotando simples ações preventivas. No entanto, ele tem altíssimos índices de ocorrência no Amazonas, chegando a mais de 100% acima da média nacional e com menos taxa de sobrevida.
A melhor maneira de fazer o diagnóstico precoce é por meio do preventivo. inclusive as que não têm, também precisam fazer. Ele reduz em até 80% as chances de desenvolver este tipo de câncer.

A taxa de câncer de colo uterino no Amazonas é 102% maior que a média nacional. É o segundo estado, atrás de Tocantins, a ter tantos casos por ano. Além disso, o índice de mortalidade também é alto, são cerca de 23 mortes mensais.

Dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA afirmam que, no Amazonas, são cerca de 27 casos a cada 100 mil mulheres. Parece pouco olhando para este dado isoladamente. No entanto, ao comparar com o estado de São Paulo, o índice por lá é de 9 casos usando o mesmo parâmetro.

Mas por que isso acontece? O principal problema está no acesso ao sistema de saúde. O Amazonas é um estado de imensa proporção e sem rotas de fácil logística. Isso, na prática, significa que há um certo grau de dificuldade em atingir as mulheres que moram em comunidades distantes.

 

Cuide de você, realize seu exame Papanicolau anualmente.

 

Fonte: https://www.oncologicadobrasil.com.br/blog/cancer-colo-uterino-amazonas/#:~:text=Dados%20do%20Amazonas%20sobre%20o%20c%C3%A2ncer%20de%20colo,%C3%A9%20alto%2C%20s%C3%A3o%20cerca%20de%2023%20mortes%20mensais.

Postagens recentes

Siga-nos

Código de Ética

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit