Fiscalizando Unidade Prisional e Unidades Hospitalares nos Municípios de Itacoatiara e Rio Preto da Eva.

Unidade Prisional.

Em atendimento a uma denúncia feita à Ouvidoria do CONTER, este Regional realizou uma fiscalização na Unidade Prisional de Itacoatiara – UPI no Estado do Amazonas no dia 02 de Agosto de 2018 (última quinta-feira).

Na ocasião, o Agente Fiscal, Sr. Antônio Mendonça de Souza contou com o apoio do Diretor Presidente do Conselho, TNR. Josimário Rodrigues Alves, que fez questão de ver de perto a situação da fiscalização nestas unidades.

A fiscalização constatou juntamente com o Gerente da Unidade, Sr. Ivo Murilo dos Santos, que o equipamento de Raio-X (Máquina Body Scanner, normalmente usada nos presídios) é operado por Agentes Penitenciários contratados pela empresa Umanizzare Brasil – Gestão Prisional Privada, que não possuem o curso de Técnico em Radiologia e que através das informações relatadas na Unidade, verificou-se que os mesmos possuem apenas um Curso para operar os aparelhos com especialização em segurança, o que não justifica tal prática.
Diante de todo o apurado, a atual Diretoria Executiva do Conselho está providenciando uma reunião com o Secretário de Segurança do Estado para solucionar esta questão tão preocupante que ocorre tanto na referida Unidade Prisional quanto nas demais.

Reforçamos que a atual Diretoria não medirá esforços para fazer valer os direitos da categoria radiológica e toda e qualquer situação que envolvam os interesses da classe podem e devem ser relatados ao Conselho.

Unidades Hospitalares.

Em oportuno, realizamos 2 (duas) fiscalizações em unidades hospitalares no dia 03 de Agosto de 2018 (última sexta-feira), conforme discriminado abaixo e ressaltamos a receptividade da Direção das referidas unidades.

Unidade Hospitalar Thomé de Medeiros Raposo – Número 160, R. Gov. Ângelo do Amaral, 96, Rio Preto da Eva – AM, CEP: 69117-000.
Hospital Regional José Mendes – Número 569, Av. Sete de Setembro, 403, Itacoatiara – AM, CEP: 69100-000.