CRTR 19a. participa de reunião na Câmara Municipal de Presidente Figueiredo

A diretoria do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 19a. Região AM/RR esteve presente no último dia 27 de Maio, em reunião promovida pela Comissão de Finanças, da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo. O encontro foi Coordenado pelo Presidente da Comissão, vereador Anderson Leal, e teve como principal objetivo ouvir as classes incluídas no texto da lei para se manifestarem sobre o impactos deste Projeto (PL), em tramitação naquela casa, que trata sobre temas de ordem trabalhistas, voltadas para a área da saúde como é o caso da insalubridade.
Durante a fala, cedida ao Conselho de Técnicos em Radiologia da 19a Região, a Diretora Secretária, TNR. Ilana Campelo, questionou partes do projeto de lei, que não estavam claras, quando se referiam aos percentuais de insalubridade, destacando que em determinada parte do texto havia uma referência aos 40% que atenderiam a normativa legal, porém, em outro ponto, fazia-se referência apenas 20%, não ficando evidente a quem seria atribuído tal percentual, pois o próprio projeto tratava o nome de “técnico” de forma ampla e dúbia, referindo-se ora ao profissional que opera o equipamento, ora ao que dá manutenção técnica. .
Além disso, a Diretora também questionou sobre laudos de órgãos que poderão atestar o nível de insalubridade, na oportunidade foi debatido que esses “laudos” não podem alterar e ou confrontrar o dispositivo legal, já em voga, e que já garante aos profissionais de radiologia, o percentual de 40% de insalubridade.
O Conselho ficou de enviar propostas de revisões e ajustes ao Projeto de Lei para que sejam analisadas pela Comissão.