CRTR 19 se reúne com o Secretário Executivo Adjunto da SEAP – Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Major Agnelo Batista Lima Júnior.

Conforme o pronunciamento do CRTR 19.ª Região na matéria sobre a fiscalização realizada na Unidade Prisional de Itacoatiara – UPI, na manhã de hoje (dia 10 de Agosto de 2018), os representantes do Regional se reuniram com o Secretário Executivo Adjunto da SEAP – Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Major Agnelo Batista Lima Júnior.

Na ocasião, o Diretor Presidente do Conselho, TNR. Josimario Rodrigues Alves, expôs a situação que ocorrem nas Unidades Prisionais do Estado no que envolve os interesses da categoria radiológica, como a ausência de profissionais qualificados da área atuando nas referidas unidades, no qual tal prática trás consequências graves ao bem público e a saúde devido os agentes penitenciários possuírem apenas curso para operar os aparelhos com especialização em segurança e sem os preceitos básicos como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e demais situações.

Em oportuno, o CRTR 19 está finalizando um relatório detalhado para entregar ao Secretário Executivo Adjunto da SEAP para intermédio com o Secretário de Segurança do Estado objetivando alcançar o fiel cumprimento das diretrizes da Lei n.º 7.394/85 e seu Decreto 92.790/86 que regulamentam o exercício da profissão de Técnico em Radiologia como bem a preocupação deste CRTR em sanar irregularidades com o bem-estar da saúde e a vida tanto de quem opera quanto de quem está na posição de cliente/paciente realizando um Raio-X estando exposto a radiação.

Agradecemos ao Major Lima pela receptividade excelente que o CRTR teve e pelas palavras de apoio e disposição para ouvir e buscar o que for necessário para fazer o que for correto.

Ressaltamos aos nossos profissionais que esta manifestação é o início da jornada na busca de solucionar o que ocorrem nas Unidades Prisionais, no entanto, o CRTR 19 está disposto a se esforçar ao máximo em relação ao mesmo, solicitamos a sua paciência, compreensão e apoio para que possamos em um futuro breve está celebrando uma nova conquista para a categoria.

Convido a todos a conhecer melhor a nova Diretoria Executiva, os trabalhos que estamos e que buscamos concretizar, esteja mais próximo do seu Conselho e saiba que estamos dispostos a ouvi-los e sermos seu braço direito na jornada profissional em nossa amada área radiológica.