CRTR 19 (AM/RR), cumpre roteiro 8 da Fiscalização no Interior do Estado do Amazonas. Saiba Mais !!!

Notícias Jurisdição: Amazonas.
Assunto: Fiscalização Interior do Estado.

De: Eduardo Soleno.

No dia 15 de Agosto (Quarta-feira passada), o Agente Fiscal, Sr. Antônio Mendonça de Souza, realizou uma visita fiscalizadora inerente do Roteiro 8º da Etapa 3º da Coordenação Regional de Fiscalização – 19.ª Região nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte/AM, abrangindo o Hospital de Guarnição de Tabatinga e a UPA 24hs/Maternidade Enfermeira Celina Villacrez Ruiz, Hospital Geral Dr. Melvino de Jesus e a Unidade Mista de Atalaia do Norte.

Em oportuno, gostaríamos de mostrar as dificuldades e a realidade das atividades de fiscalização do Conselho nos municípios do Estado, tais como a necessidade do Agente Fiscal utilizar todos os meios de transportes existentes (Avião, Carro e Embarcações Fluviais), além de valorizar os esforços para fazer valer as atribuições/obrigações regimentais do CRTR 19.

Para realização da referida fiscalização o Agente Fiscal Sr. Antônio Mendonça de Souza, na última terça dia 14 de Agosto de 2018 se dirigiu no Aeroporto da capital de Manaus, nosso belíssimo Aeroporto Eduardo Gomes para fazer a viagem cerca de 1100Km, 1(uma) e 40(Quarenta) minutos para chegar ao município de Tabatinga/AM.

No dia seguinte a chegada pelo período da manhã do dia 15 de Agosto de 2018, fora dado início ao roteiro visitando o respeitado Hospital de Guarnição de Tabatinga que é comandado pelo Exercito Brasileiro – 12ª CMA, em seguida a UPA 24hs / Maternidade Enfermeira Celina Villacrez Ruiz e cabe ressaltar a excelente receptividade junto ao representante do Conselho.

Ao finalizar as 2 (duas) primeiras Unidades, no Agente Fiscal na manhã do dia 16 de Agosto de 2018 as 08h, deu início a segunda jornada para cumprir os objetivos fiscalizatorios, onde fora necessário utilizar o meio de transporte fluvial (Lancha) para atravessar o Rio Solimões para chegar o nosso belo município de Benjamin Constant/AM. Ao chegar, dirigiu de imediato ao Hospital Geral Dr. Melvino de Jesus para realizar suas atividades. (Confira os Videos na Lancha na Página do Conselho no Facebook)

Por volta das 12h, o Agente Fiscal se dirigiu de carro (táxi) via BR 307 em caminho ao município de Atalaia do Norte/AM, trajeto de 29,5 Km que normalmente seria feito em cerca de 30 minutos acabou sendo prolongado devida a situação precária da via, percurso que levou cerca o prazo de 1 (uma) hora, ao chegar no município se locomoveu a Unidade Mista de Atalaia do Norte onde finalizou os trabalhos do roteiro 8. (Confira o Video na BR 307 na Página do Conselho no Facebook)

Após finalizar o referido roteiro, nosso Agente fiscal realizou o mesmo trajeto para voltar a capital de Manaus/AM.

Como resultado dos trabalhos da fiscalização, o Agente Fiscal Sr. Antônio Mendonça de Souza, constatou que a maioria das unidades os profissionais não possuíam todos os equipamentos de proteção – EPIs, principalmente o dosímetro e uma empresa que estava tercerizando o setor radiológico sem devido o registro junto ao Conselho. Todas estas irregularidades foram relatadas à Direção das unidades e os relatórios de fiscalização serão despachados aos setores competentes do Conselho Regional para que sejam tomadas as medidas cabíveis juntos aos demais órgãos responsáveis.

Ressaltamos um ponto crucial das fiscalizações realizadas, que foi não constatação de exercício ilegal da profissão, o que para este Conselho é de extrema importância o combate de banir pessoas leigas que operem um aparelho de Raio-X. E ausência desta prática faz com que saúde e a vida estejam de fato sendo respeitados. Contudo, este Conselho entende que podem existir casos de exercício ilegal da profissão em outros municípios que não foram constatados pelas atividades de fiscalização, no entanto, a Diretoria Executiva está ciente e está se preparando para se fazer presente em todas as unidades e buscando assim atendes aos interesses da sociedade e cumprir com as nossas obrigações como Conselho.

Caso você conheça algum caso de exercício irregular ou ilegal da profissão, reporte ao seu Conselho e saiba que estamos aqui para dar voz as suas manifestações. E lembre-se que você de certa forma também é um agente de fiscalização quando presencia uma situação incorreta.

___________________________________________________________________________

Mantenha-se sempre por dentro das notícias do CRTR 19 Região.

WhatsApp: (92) 3308-6914 (Link Abrir Direto no Celular – http://bit.ly/2Kepb0T)

Site Oficial: https://www.crtr19.gov.br

Página no Facebook: https://www.facebook.com/CRTR19/

Instagram Oficial: https://www.instagram.com/crtr19/